Segundo comunicado da APD enviado, esta sexta-feira, ao JA Online, a Meta confirma a recepção de reclamações de utilizadores angolanos, cujas contas foram comprometidas e garante fornecer à APD e aos utilizadores os recursos necessários para lidar com essas preocupações.
Neste contexto, a Meta recomenda que os utilizadores revejam regularmente os dispositivos associados ao WhatsApp, “indo para as configurações, a fim de poderem identificar eventuais dispositivos suspeitos”.
“Os utilizadores não devem partilhar o seu código de registo ou PIN de verificação da funcionalidade designada “verificação de dois passos” com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares”, acrescenta o documento.
Pode ler-se também, que se os utilizadores receberem e-mails ou mensagens de texto não solicitadas, a pedir a alteração do PIN de “verificação de dois passos” ou o código de registo de conta do WhatsApp, devem evitar clicar em qualquer link sugerido pelo contactante porque podem ser tentativas de clonagem da conta.
No comunicado, a APD aconselha, ainda, aos utilizadores para, em caso de registo de algum incidente de segurança nas contas do WhatsApp, apresentarem queixa aos órgãos de investigação criminal e comunicarem à Meta através do centro de ajuda disponível no aplicativo.
A Agência de Protecção de Dados garante continuar a trabalhar com a Meta para assegurar a privacidade dos utilizadores no WhatsApp.