O professor universitário Vicente Diogo defendeu, quarta-feira, em Luanda, a necessidade urgente de se introduzir a disciplina de línguas nacionais no currículo escolar, para preservar a identidade cultural angolana e aumentar o número de falantes.
Em declarações ao Jornal de Angola, Vicente Diogo argumentou que a inclusão das línguas nacionais no sistema educativo traria benefícios significativos aos alunos, ao promover uma maior valorização e aceitação das culturas locais.
“As línguas nacionais são reflexos da nossa cultura e identidade. Ao incluí-las no currículo, estaremos não apenas a preservar este património, mas também a fortalecer o respeito e a aceitação entre os jovens”, referiu.
No entanto, o professor universitário alerta que podem surgir desafios na implementação dessa disciplina, pelo facto de muitos professores do ensino primário não dominarem as línguas nacionais, o que pode dificultar o processo de ensino.
A introdução das línguas nacionais, realçou, pode também reforçar a ligação dos estudantes com as raízes maternas, contribuir para uma maior valorização das tradições culturais.
Vicente Diogo acredita que a inclusão dessas disciplinas pode influenciar positivamente na equidade educacional, especialmente em regiões onde as línguas nacionais são amplamente faladas. “Em muitas áreas rurais, os estudantes já falam e escrevem na língua local, mas são forçados a aprender em português. A inclusão das línguas nacionais no currículo ajudaria a nivelar as oportunidades de aprendizado”, defendeu.
Para garantir o sucesso da iniciativa, Vicente Diogo sugere que o Governo e a sociedade civil desempenhem um papel activo na promoção dessas línguas, tanto dentro quanto fora das escolas. “É fundamental que o Governo crie meios para facilitar a integração das línguas nacionais, como a produção de livros didácticos, dicionários e programas educativos em línguas locais”, recomendou.